página inicial   fale conosco   loja virtual    español  english










 
Faça suas compras na loja virtual da Olvebra mais»
 
 
Bolinhos de cenoura com cobertura Dark
Bolinhos de cenoura com cobertura Dark mais»
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
 
09/01/12
 
De mal com o leite
 

Zero Hora - 09 de janeiro de 2012 | N° 16942

 Caderno Meu Filho 

SAÚDE

De mal com o leite

Tire suas dúvidas sobre um problema comum na infância: a intolerância à lactose

Vicente Sayão Lobato Castro tem três anos e sete meses. Hoje, pode comer de tudo. Mas nem sempre foi assim. Diagnosticado com intolerância à lactose aos seis meses, exigiu dos pais um cuidado redobrado com a alimentação. Não podia compartilhar o leite com a família, comer bolo, doces de festa, iogurte. Aos dois anos um e meio sem lactose na dieta foi refeito o exame. O resultado apontou que o garoto não era mais intolerante.

– Nos aniversários, eu levava um kit para ele, com iogurte de soja e uma mamadeira com leite em pó sem lactose – conta a mãe do menino, a representante comercial Tatiana Sayão Lobato, 45 anos.

Provavelmente, você já tenha ouvido falar em casos como o de Vicente. Mas você sabe o que é esse problema, como detectá-lo e quais os cuidados que devem ser tomados? O Meu Filho consultou o pediatra Benjamin Roitman, membro do Comitê de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, e a nutricionista Magali Martins para esclarecer algumas dúvidas dos pais. As crianças intolerantes apresentam sintomas comuns a outros problemas, como alergia à proteína do leite, ou que são normais em bebês.

Mesmo com intolerância à lactose, é possível levar uma rotina normal, tomando alguns cuidados. Mas nunca se esqueça: antes de adotar qualquer medida, é importante conversar com um médico.

O que você precisa saber

- O que é e quais são os sintomas

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o principal açúcar do leite e se caracteriza pela ausência ou deficiência da enzima lactase. Os principais sintomas são diarreia, náuseas, distensão abdominal, gases e fezes ácidas.

- Como se faz o diagnóstico

Há três exames. O teste de hidrogênio expirado, o teste de intolerância à lactose e o ph fecal. Mas, analisando a história clínica da criança, o pediatra pode fazer o diagnóstico. Para confirmá-lo, retira-se a lactose da dieta e acompanha os efeitos da mudança.

- Intolerância em diferentes tipos

Um tipo raro de intolerância à lactose é a congênita, que nasce com o bebê. A secundária, mais comum em crianças, ocorre seguida de uma infecção intestinal (após retirar o leite da dieta e as fezes se normalizarem, pode-se voltar a consumir a bebida e seus derivados). Há também a do tipo adulto: de acordo com Roitman, atinge cerca de um quarto da população brasileira, em níveis variáveis.

- Intolerância à lactose X alergia à proteína do leite

É uma confusão bastante comum, pois elas compartilham alguns sintomas, como diarreia e cólicas, por exemplo. No entanto, a alergia à proteína do leite, típica dos primeiros anos de vida, também pode se manifestar por meio de doenças de pele e respiratórias, assim como outras alergias.

- Fim ou regressão

Nas crianças, é possível que a intolerância à lactose não se perpetue. E, em alguns casos, mesmo intolerantes podem ingerir leite em quantidades moderadas. Exemplo: em derivados, como queijos e iogurtes, ou em alimentos que tenham leite na composição, como pães e bolos. O consumo deve ser supervisionado por profissionais.

- Alternativas ao leite de vaca

Os leites semi-elementares, que têm o preço bastante elevado, não são a única alternativa. Marcas de leite em pó conhecidas dos pais já contam com versões sem lactose. A partir dos seis meses, o leite de soja também pode ser considerado uma opção.

- Ajuda do Estado

Por meio da Assistência Farmacêutica, o governo do Estado disponibiliza quatro fórmulas lácteas. Se o seu filho necessitar de alguma delas, é necessário que seja aberto um processo administrativo na Secretaria Municipal de Saúde, e o seu médico preencha o Laudo para Solicitação de Medicamento Especializado e o Cadastro de Usuários. Mais informações no site http://migre.me/7qUrO

 
Voltar Indique para um amigo Versão para impressão Todas as notícias
INICIAL | OLVEBRA | PRODUTOS VAREJO |INDUSTRIAIS | NOTÍCIAS | A SOJA | FAQ| CONTATO | ESPAÑOL | ENGLISH

© Olvebra Industrial S/A - Todos os direitos reservados
CNPJ: 89.028.575/0008-00 IE: 267.000.09-88
Estrada Federal BR 116 KM 287 - Vila Itaí - Eldorado do Sul - RS - Brasil - CEP: 92990-000 - Fone: ++ (55) (51) 3499 9000 - Fax: ++ (55) (51) 3499 9098
DDG: 0800 51 4155 - Site: www.olvebra.com.br E-mails: ola@olvebra.com.br